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A CONGREGAÇÃO CRISTÃ E O BATISMO NAS ÁGUAS

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Mensagem por Lourival soldado cristão Ter 04 Mar 2014, 14:13

A CONGREGAÇÃO CRISTÃ E O BATISMO NAS ÁGUAS



Em seu credo, a Congregação Cristã no Brasil afirma o seguinte ponto doutrinário:


6 – Nós cremos no batismo na água, com uma só imersão em nome de Jesus Cristo (Atos 2:38) e em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. (Mat., 28:18, 19).


A crença doutrinária afirma a necessidade de o converso se batizar nas águas, e isto com uma só imersão. A forma praticada é a de imersão nas águas, à semelhança de sepultamento, é estar coberto completamente pelas águas:


Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.” (Colossenses 2.12).


Pelo batismo, o crente sepulta simbolicamente o velho homem, considerando-se morto para o mundo e, ao levantar-se das águas batismais, o converso também se torna participante da ressurreição vindoura, onde Cristo foi o primeiro que ressuscitou num corpo glorificado para nunca mais morrer. O batismo representa a necessidade de se estar morto, isto é, guardar-se da corrupção do mundo para que, pelo mérito de Cristo sejamos participantes da sua ressurreição.


A Congregação Cristã no Brasil – em particular – concilia a expressão da autoridade do nome do Senhor Jesus (Atos 2.38) com a fórmula batismal (Mateus 28.19). Parafraseando o batismo efetuado pelo grupo de cristãos em epígrafe, tal conciliação pode ser proferida – em paráfrase - da seguinte maneira:


Irmão (a), sob a autoridade de Jesus Cristo te batizo, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Atos 2.38; Mateus 28.19). 


Assim, no tocante a Atos 2.38, é assunto resolvido que o batismo deve ser feito sob a autoridade do Senhor Jesus. É o que o ministério da Congregação Cristã no Brasil faz ao batizar cada convertido (a), batizando-o (a) na autoridade do nome do Senhor Jesus. Portanto, não se trata de uma ‘quaternidade’(?) de nomes, mas uma obediência ao que está nas Escrituras, à autoridade que o nome do Senhor Jesus exerce e representa em todos os serviços espirituais. Portanto, com tal procedimento não há contradição alguma, antes todas as partes se conciliam, apenas para reforçar o entendimento e clarear as mentes, com respeito a Atos 2.38:


Obviamente, a declaração em foco: “Seja batizado em nome de Jesus Cristo”, está se referindo à ideia de “pela autoridade de Jesus”, como se lê nas passagens 3.16 e 16.18, nas quais a autoridade de Jesus é invocada. Além disso, o próprio Mestre ordenou seus discípulos: “Ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28.19). Este procedimento foi ratificado pelos pais da Igreja primitiva desde os tempos cristãos mais remotos e autenticado em diversas passagens da obra Os ensinos dos doze apóstolos. O texto em estudo, portanto, revela apenas que o batismo deve ser feito sob a autoridade do nome de Jesus.” (Bíblia Apologética de Estudo – ICP – Edição Ampliada, pág. 955, 5ª Edição 2011 – ACF, São Paulo – SP).


Ora, e não é exatamente isto que é feito pela Congregação? Tal grupo só realiza seus serviços batismais invocando a autoridade do nome de Jesus Cristo, feito isto, é dita a fórmula batismal. Digo mais, com referência ao batismo Bíblico, o teólogo das Assembleias de Deus, Samuel Nyström, prefaciou um livro que se intitula “O Batismo Bíblico e a Trindade”, cuja autoria é de N. Lawrence Olson, uma publicação da CPAD. 


Vejamos o que foi escrito por Nyström, teólogo assembleiano:


Esperamos que Deus abençoe esta obra, a fim de que sirva para melhor compreensão desta verdade tão importante e para obediência mais pontual à Palavra de Deus.” (Olson, N. Lawrence. O Batismo Bíblico e a Trindade, pág. 9, Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 1985, Rio de Janeiro, RJ, Brasil).


Ficaria incompleta esta matéria, se não fosse apresentada ao querido leitor o que encontra-se escrito na obra supra, obra esta que o prefaciador invocou as bênçãos de Deus para “obediência mais pontual à Palavra de Deus”, vejamos:


Torna-se muito claro que não existe nenhuma discrepância entre a fórmula de Mateus 28.19 e as expressões sobre a “autoridade” ou “em o nome do Senhor Jesus” ou de “Jesus Cristo” nas quatro referências supracitadas. Muitas vezes quando efetuo um batismo emprego tanto a fórmula como a expressão da autoridade, dizendo: “Irmão (...), em nome (ou sob a autoridade) do Senhor Jesus Cristo, eu te batizo em o nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Com isso todas as partes só poderão ficar satisfeitas, pois assim estamos em plena obediência ao Mestre e seguindo o exemplo que os apóstolos nos deixaram. Tendo plena convicção de que aqueles homens de Deus usaram a fórmula determinada em Mateus 28.19.” (Olson, N. Lawrence. O Batismo Bíblico e a Trindade, págs. 62, 63. Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 1985, Rio de Janeiro, RJ, Brasil).


Curioso, é que alguns pastores das Assembleias de Deus além de não obedecerem a esta forma “mais pontual à Palavra de Deus”, ainda vivem a nos criticar por fazê-lo! Sobre o tópico batismo, por usarmos a expressão de Atos 2.38 junto à fórmula batismal de Mateus 28.19, vejamos um exemplo dessa crítica infundada:

 

Pôr toda a história da igreja, Deus levantou homens santos que preservaram a fidelidade dos ensinamentos de Jesus, defendendo sua Palavra contra maléficas heresias. Novamente nos deparamos com uma grave heresia da Congregação Cristã no Brasil. Não posso aceitar estes ensinamentos contrários a Palavra de Deus. Atos 2:37 a 40 é mais um texto que os caducos anciãos desta organização distorceram, e que, pela falta de um estudo verdadeiro da Palavra de Deus, ensinam erroneamente.” (Amaral, José. A Igreja do Véu – Igreja ou Heresia? – Toda a verdade sobre a Congregação Cristã no Brasil, 4ª Edição, pág. 47, Goiânia: Edição do Autor, 2000).


Com tais argumentos estereotipados, o autor do tal livro crítico acima, assim como os pastores que o ajudaram na devida publicação, todos assembleianos, dão “tiros” nos próprios pés, afinal, apresentei fontes aprovadas e publicadas pelas próprias igrejas deles, as Assembleias de Deus, argumentos que são favoráveis ao ensino da CCB. Com isso, eles não estão acusando só a Congregação por aderir ao ensino Bíblico, acabaram por atacar também a Casa Publicadora de suas próprias igrejas, a CPAD, como também a Bíblia Apologética de Estudo publicada pelo ICP (Instituto Cristão de Pesquisa). Tanto a CPAD, ICP e a CCB possuem convergência nos textos de Atos 2.38 e Mateus 28.19. Assim, por serem favoráveis, as devidas citações do ICP e da CPAD também foram atingidas, como sendo:

 

1.’Maléfica heresia’(?);

2. ’Grave heresia’(?);

3. Ensinamentos ‘contrários’(?) a Palavra de Deus;

4. Texto formulado por ‘caducos’(?);

5. Texto ‘distorcido’(?);

6. ’Falta’(?) de um estudo verdadeiro da Palavra;

7. Ensinar ‘erroneamente’(?).


Graças a Deus, todos estes insultos não nos atingem, afinal, aceitamos o que está escrito na Palavra de Deus:


Portanto, não há, realmente, contradição alguma. Simplesmente aceitamos o que está escrito, i. é, sob a autoridade de Jesus recebemos batismo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.” (Olson, N. Lawrence. O Batismo Bíblico e a Trindade, págs. 28, 29. Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 1985, Rio de Janeiro, RJ, Brasil).


Pergunto: - E agora, José?


Categoricamente, temos plena convicção de que os apóstolos não batizavam em nome de Jesus somente, mas também utilizavam dafórmula batismal:


Em resumo, podemos afirmar categoricamente que as passagens mencionadas, de Atos, provam que os apóstolos não batizavam “em nome de Jesus” somente, mas sim obedeciam ao Mestre usando fórmula de Mateus 28.19.” (Olson, N. Lawrence. O Batismo Bíblico e a Trindade, pág. 64. Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 1985, Rio de Janeiro, RJ, Brasil).


Quanto à polêmica que alguns fazem sobre o “EU” ou “TE” batizo, tenho a declarar que nem o “eu” ou o “te” aparecem na expressão da autoridade (Atos 2.38), como também não aparecem na fórmula batismal (Mateus 28.19). Digo mais, quando o ancião suprime o “eu” do “te batizo”, apenas está enfraquecendo o sujeito (eu) que está oculto, mas isto não significa ausência do sujeito, o mesmo está presente na palavra “batizo” que está na primeira pessoa do singular, tal palavra aponta para quem está realizando o devido serviço batismal, o “eu” (1ª pessoa).


Espero que este estudo sirva de auxílio aos irmãos, notifico também que o itálico foi usado para destacar as devidas citações, dos meus respectivos comentários.


Deus vos abençoe.

Daniel Kauphan


Fontes:

Pontos de Doutrina e da Fé que uma vez foi dada aos Santos;

Bíblia Apologética de Estudo – ICP – Edição Ampliada, 5ª Edição 2011 – ACF, São Paulo – SP;

Olson, N. Lawrence. O Batismo Bíblico e a Trindade, Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 1985, Rio de Janeiro, RJ, Brasil;

Amaral, José. A Igreja do Véu – Igreja ou Heresia? – Toda a verdade sobre a Congregação Cristã no Brasil, 4ª Edição, Goiânia: Edição do Autor, 2000.





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