CCB Nas pegadas do Mestre Jesus
"Só para evangélicos não religiosos "

Participe do fórum, é rápido e fácil

CCB Nas pegadas do Mestre Jesus
"Só para evangélicos não religiosos "
CCB Nas pegadas do Mestre Jesus
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» *923* Ir.Genesio Porque voce saiu da ccb??Te cortaram a liberdade?
Namoro santo é possível? EmptyQua 12 Fev 2020, 17:36 por Admin

» *1270*Genesio Voce jamais vai ser anciao perdeu a liberdade na congregaçao (Será)? Ha controversias
Namoro santo é possível? EmptyQua 12 Fev 2020, 17:35 por Admin

» #753# CCB CONHEÇA AS ANGUSTIAS MEDOS E PERSEGUIÇOES DE UM REFORMADOR
Namoro santo é possível? EmptyQua 12 Fev 2020, 17:33 por Admin

» O controle do dom de linguas e dos Pregadores na Congregaçao Crista
Namoro santo é possível? EmptyQua 12 Fev 2020, 17:32 por Admin

» IRMAO GENESIO A CCB BRAS NAO PRECISA DO TEU AMOR
Namoro santo é possível? EmptyQua 12 Fev 2020, 17:31 por Admin

» A verdadeira história do hino 'Amazing Grace' ('Graça Maravilhosa')
Namoro santo é possível? EmptyQua 12 Fev 2020, 17:22 por Admin

» Casa de oração da Igreja Cristã
Namoro santo é possível? EmptyDom 04 Jun 2017, 19:18 por Lourival soldado cristão

»  Jesus veio quebrar as regras? (2° Parte)
Namoro santo é possível? EmptySeg 02 Fev 2015, 06:31 por Lourival soldado cristão

» Certidões de nascimento de Nova Iorque agora deixam a mãe ser “homem” ou mulher
Namoro santo é possível? EmptyDom 01 Fev 2015, 13:58 por Lourival soldado cristão

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Parceiros
Fórum grátis
maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário


Namoro santo é possível?

Ir para baixo

Namoro santo é possível? Empty Namoro santo é possível?

Mensagem por Lourival soldado cristão Qua 05 Mar 2014, 16:21

Namoro santo é possível?

Namoro santo é possível? Beijo+crente



‘A Paz de Deus! Queria saber o que pode e o que não pode no namoro dos jovens da CCB? Estive olhando uns sites de outras igrejas e dizem que até o beijo é pecado; fiquei em dúvida. Por favor, me esclareça essa duvida’ (Anônimo em: Transei... e agora?).


Para atender a solicitação do comentarista, pesquisei por ‘namoro santo’ e vi que o termo é comum a outros grupos também – alguns textos traziam o mesmo título. Descobri ainda doze pontos que o caracteriza (ver no final do post) e poderão esclarecer as dúvidas do leitor. Embora é comum a desatenção com o assunto, há jovens que ainda se preocupam em “saber o que pode e o que no namoro dos jovens” cristãos.


Muitos entendem ser namoro santo aquele isento de beijos e outras carícias. Nas reuniões de mocidade da minha juventude, os anciães testemunhavam que praticaram o namoro santo e gabavam-se de não terem ao menos segurado na mão de suas prometidas esposas. Então não são os sistes de outras igrejas que dizem que o beijo é pecado; a CCB, ensina (ou ensinava) assim também. Será assim mesmo? Como deve ser o namoro dos filhos de Deus? Entendo que eticamente o namoro precisa ter:


1.Sentimento verdadeiro. Embora seja óbvio, há quem troque de namorado(a) como quem troca de roupa. Isto se deve porque se namora por várias outras razões – talvez provar sua masculinidade ou feminilidade; ou que é capaz de fazer alguém se interessar por você; egocentrismo; status e popularidade com os colegas; mera atração física; interesse no que a pessoa tem e não no que é. Se houvesse verdadeiro amor, isto não aconteceria pois: “O amor é sofredor, é benigno, não age com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita o mal... O amor nunca morre” (1Co 13:4,5).


2.Intenção honesta. A bíblia diz que um rapaz quando quer bem a uma moça, é decente pedi-la em casamento porque assim estará agindo com dignidade (1Co 7:36). Quando começamos a namorar, não siginifica necessariamente que vamos nos casar com esta pessoa, mas esta deve ser nossa intenção. “Um jovem só está pronto para o namoro quando ele começa a pensar em casamento. Isso mesmo! Em casamento! Mesmo que ele esteja longe. Nada tem sentido sem uma meta” – opina Henrique Dias no blog católico Namoro Santo, Casamento Eterno. Opinião compartilhada por Rosana Salviano no terceiro dos seus doze pontos.


3.Idade certa. Sabiamente, 1Co 7:36 também estabelece quando deve-se pedir ou dar-se em casamento: “se tiver passado a flor da idade [ou adolescência]”. Ora, se o casamento é o objetivo, namoricos púberes não correspondem à ética cristã. Reconheço que estes namoricos podem ajudar no desenvolvimento mental do indivíduo, quando se sentem embaraçados com o desenvolvimento físico. Nenhum adolescente parece estar contente com o corpo durante a purberdade. Os toques e carinhos do namoro resgatam a auto-estima que as espinhas e as mudanças vocais lhes roubaram.



“Foge, também, dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, a caridade e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor” (2Tm 2:22).



Desejos da mocidade. Neste período, novos sentimentos e sensações afloram por todo nosso corpo e começamos a notar o sexo oposto. Começamos a ter fortes impulsos sexuais a ponto de inquietarmos – não há nada de errado com isto; faz parte do processo de crescimento. Mas é aí que está um grande problema com os namoros adolescentes. Nesta fase de descobertas estamos apenas começando a aprender controlar tais impulsos e, por isso mesmo, imaturos e frágeis a combatê-los. Pode ser que seja temente e não queira sinceramente pecar contra Deus. Mesmo assim entrará em ação uma realidade biológica da vida - Quanto mais se estimular com os carinhos do namoro, tanto mais crescerá o desejo sexual e a disposição para satisfazê-lo, ficando vulnerável à tentação; quer você queira, quer não.


“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26:41).


4.Consagração a Deus. O temor de Deus é o princípio da sabedoria (Pv 9:10). Temor é o sentimento que faz desejarmos agradar a Deus, andando nos seus preceitos, em agradecimento por tudo que É em nossas vidas, revelando nossa união com o Criador. Apesar de levar em conta a época que viveram, haveremos de reconhecer os méritos dos antigos irmãos. Hoje podemos até ter outro entendimento, mas o temor a Deus deve ser o mesmo. Mudam os costumes, mas os princípios éticos da Bíblia permanecem. Quão distante deles vive a sociedade! Você foi consagrado a Deus - Ande dignamente na vocação com que foste chamado:


“Se quisermos irmãos ser benditos de Deus, adoremo-lo com devoção(...) Seus preceitos de amor Ele envia dos céus(...) Prossigamos até a perfeição. Consagrados sejamos a Deus, Criador; E ele de nós se agradará” (versos do hino de jovens 410)


Experiência própria. Pregações sobre namoro santo (sem beijos) costumavam me entristecer porque não conseguia agir conforme a recomendação, daí concluia estar desagradando a Deus. Cheguei a propor esta modalidade de relacionamento àquela que seria minha esposa. Não deu certo! Parecia que estávamos nos furtando e defraundando um ao outro. Mudar de comportamento agindo com mais naturalidade em nossas demonstrações de afeto, nos fez muito bem.


Conclusão. Os beijos e carícias trocados por dois jovens quando forem respeitosas demonstrações de ternura do verdadeiro amor que um tem pelo outro devem ser consideradas limpas e apropriadas. É insensato querermos estabelecer um padrão para o namoro porque consagração é ato espontâneo; não norma eclesiástica. É impossível determinar um comportamento idêntico para pessoas, épocas e lugares diferentes. Cada qual, no temor de Deus, deverá aprender a lidar com seus sentimentos, controlar seus impulsos e combater seus desejos. Ponderação, autodomínio e certeza de sentimento é o que a Bíblia exorta a todos, em todo tempo e lugar. Isto é namoro santo! Este é o namoro de crente!


Memorize: Consagrados sejamos e "como o noivo se alegra com a noiva, assim se alegrará contigo o teu Deus" (Is 62:5b).


Leia também: 'Ficar' pode? 


Pratique o namoro santo!
[size][color][font]

Doze características de um relacionamento que tem, como prioridade, a busca de santidade e da vontade do Senhor:



[/font][/color][/size]
 - Antes de namorar, sejam amigos. A amizade é fundamental para um relacionamento dar certo. Permaneçam ‘só amigos’ o máximo de tempo possível!



 - Busquem orientação de Deus antes e durante o namoro. Se vocês não têm vergonha de beijar um ao outro, então porque ter vergonha de orarem juntos?



3º - Estabeleçam alvos conjuntos. Façam do namoro o primeiro passo para o casamento. Nem sempre o namoro vai acabar num altar, mas esse deve ser o objetivo principal. Só comecem a namorar com esta intenção, nunca para se divertir ou como passatempo.



 - Não façam do namoro ou um do outro prioridade. Enquanto vocês não são casados continuam debaixo do cuidado dos pais, autoridades colocadas por Deus sobre suas vidas. As suas famílias devem ser prioritárias. A aprovação deles em tudo o que fizerem é imprescindível. Lembrem-se do mandamento: “Honra a teu pai e tua mãe...” e Deus lhes mostrará que é fiel!



 Não se isolem. Muita gente, após um namoro desfeito, descobre que não tem mais amigos. Eles foram sumindo aos poucos, enquanto o namoro era autocentrado.



 - Não se sintam ‘dono do outro’. O namoro é apenas uma fase de conhecimento do parceiro(a), não significa que você tem posse sobre ele(a). Não impeçam de, as vezes, saírem sozinhos (a) ou com a turma;



7° Não deem lugar ao diabo (Eésios 4:27). Não fiquem sozinhos em casa, não namorem no escuro. Não façam aquilo que virá a desperta desejos mais íntimos ou sexuais. Só faça um com o outro aquilo que não teriam vergonha de fazer na frente dos outros.



 - Aproveitem esse tempo para conversar e abrir seus corações. Mas se vocês não são adeptos da corte (ver artigo ‘Namoro ou corte’), pelo menos coloquem beijos e abraços em segundo plano e sempre com moderação.



 - Aprendam a demonstrar carinho com respeito. Palavras doces, pequenas surpresas e programas agradáveis.



10° - Busquem o máximo de intimidade visando o conhecimento mútuo sem que seja necessária defraudação do corpo do outro. Intimidade também significa familiaridade. Duas pessoas íntimas se dedicam particular afeição.



11° - Façam com que a paz de Deus seja a árbitra. Namoro turbulento e cheio de neuroses não esta com nada.



12° - Não deem ouvidos para que os outros falem, ou que a sociedade vem impondo sobre namoros ‘modernos’. Lembrem-se: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimentais qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2). Estamos no mundo, mas não pertencemos a ele. Não se acomodem, não se conformem com o que está errado. Sejam firmes. E sejam felizes!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Rosana Salviano
[size][color][font]

Postado por Ricardo Alexandre às 09:47 Namoro santo é possível? Icon18_email 
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no OrkutCompartilhar com o Pinterest

Marcadores: namoro

[/font][/color][/size]
Achou 



31 comentários:
Lourival soldado cristão
Lourival soldado cristão

Mensagens : 2911
Pontos : 8468
Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 66
Localização : São paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos